Para cumprir a Missão da Méliès é essencial formar o aluno com bases artísticas e conceituais em todos os cursos ofertados pela Faculdade.
A melhor forma de iniciar nesta formação é pelo nome da Faculdade que remete à criação dos efeitos visuais para o cinema: Méliès é uma homenagem ao cineasta Georges Méliès. https://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_M%C3%A9li%C3%A8s
Méliès foi um ilusionista francês que, ao assistir à primeira sessão de cinema em 1895, se encantou por esta arte e trouxe a magia para o cinema, criando assim a base para várias técnicas de efeitos visuais que são utilizadas até hoje.
Ele produziu mais de 500 filmes e criou efeitos que encantaram e assustaram os espectadores naquele século. Alguns filmes ainda podemos assistir e também nos surpreender com o que ele conseguiu fazer com os poucos recursos que teve na época.
Sua criação mais famosa é o filme Viagem à Lua, de 1902. Por isso, nosso material recorre à lua, ao foguete e releituras destes elementos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Le_voyage_dans_la_Lune
Apesar de toda a dedicação ao cinema, Méliès não teve o retorno financeiro necessário para continuar produzindo e, em 1913, teve que mudar sua carreira.
Muitos de seus filmes se perderam, alguns foram queimados, porém sua importância para o cinema é exaltada por todos os profissionais ligados às artes visuais, inclusive rendeu um dos Doodles mais legais do Google, em 360º. https://www.youtube.com/watch?v=BEePFpC9qG8&t
Desta forma, a Faculdade Méliès reverencia este magnífico criador e espera seguir seus passos contribuindo para o fomento das artes digitais no Brasil e no Mundo.